Nesta quarta-feira (28/7), a Prefeitura de Contagem, por meio da Superintendência de Prevenção às Violências da Secretaria de Defesa Social, promove a Live “Violência e Pandemia: impactos na saúde mental”. O bate-papo, que vai proporcionar troca de conhecimento e informação, será transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Contagem (inserir esse link: https://www.youtube.com/prefeituradecontagem), às 14h.
Um dos objetivos da Live é colocar em pauta o modo como episódios de violências, em suas diversas cenas, têm impactado na saúde mental da população, especialmente em um cenário de incertezas e medos causado pela pandemia da Covid-19 e como esses episódios têm refletido nos indicadores de Segurança Pública.
Para falar sobre o tema, foram convidadas a psicóloga e diretora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Saúde de Contagem, Bárbara Ferreira, e a terapeuta ocupacional, referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde/DAB/SAS/SMS Contagem e facilitadora de Comunicação Não-Violenta, Hândula Janine.
De acordo com o assessor da Secretaria de Defesa Social e mediador do debate, Wellington Eustáquio Ribeiro, “a Live é uma estratégia para ampliar os espaços de reflexão sobre temas que possam contribuir para o enfrentamento das violências estruturais enquanto um processo de tomada de consciência coletiva, na construção de uma cidade do bem viver: democrática, protegida e com políticas de prevenção e segurança mais eficientes”, explicou.
Prevenção em Pauta
A live faz parte do Projeto “Prevenção em Pauta”, desenvolvido pela Superintendência de Prevenção às Violências da Secretaria de Defesa Social de Contagem. Implementado este ano, o projeto tem como objetivo debater e levantar temas relacionados à segurança pública e à prevenção da violência, inserindo assuntos transversais, como questões de gênero, raça, juventude e outros.
Os debates são mensais e a expectativa é de que eles sejam compilados e publicados em uma revista no final do ano